• ImpactAcademy

COMO TE PODES CANDIDATAR À AE DA TUA ESCOLA?

Se não sabes de que forma te podes candidatar à Associação de Estudantes da tua escola, este artigo irá responder a todas as tuas questões e ainda dar-te algumas dicas e ideias.


Se não sabes porque é que te deves candidatar à AE da tua escola, lê o nosso artigo: PORQUE É QUE DEVES FORMAR UMA LISTA PARA A ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES?


Primeiros passos


O primeiro passo é juntares-te com outros colegas que tenham ideias semelhantes às tuas. Reunam-se informalmente, e juntem as vossas ideias. Não deixem de colaborar se houver algum fator de discórdia, ideias diferentes dão origem a projetos mais sólidos.


Problemas e soluções


É fundamental que identifiquem desde o início quais são os problemas que os estudantes sentem na escola. Se a tua lista de candidatura conseguir encontrar soluções inteligentes e exequíveis, e comunicar isso aos alunos, é certo que eles vão gostar.

Lembrem-se de todos os problemas que possam afetar diferentes tipos de alunos, não só dos vossos problemas. Quando tiverem identificado os problemas, decidam quais deles a lista se vai propor a resolver. Temos que estar cientes de que não é possível travar todas as batalhas em simultâneo, temos de saber escolher as mais importantes. Depois disso, pensem em diferentes formas de resolver o mesmo problema, até chegarem a uma conclusão que seja possível de executar e fácil de comunicar aos alunos.


Promessas


É normal que as listas de candidatura se sintam tentadas a prometer tudo aos seus estudantes, na tentativa de captar mais votos. No entanto, esta não é uma estratégia que favoreça a lista. Os alunos sabem que nem tudo é possível e quando as promessas são em demasia, é provável que não sejam muitos credíveis.

Não se esqueçam de consultar os principais regulamentos, e ter em conta as limitações, isto permitir-vos-á estarem mais preparados para as condicionantes, no futuro, e os alunos acreditarão mais fácil em propostas realistas.

Se queres saber como melhorar o projeto da tua lista de candidatura, e deixar uma marca, para sempre, na tua escola, lê o nosso artigo: COMO FAZER UM PLANO PARA A ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES?


Ambição e comunicação


A realidade das propostas não impede que elas sejam ambiciosas. Isto será muito importante para os estudantes apoiarem a tua lista. É importante que definam uma estratégia de comunicação que crie uma imagem de mudança e de sonho nos alunos, aliado a sentido de responsabilidade da vossa parte. Se quiseres saber como criar uma estratégia de comunicação imbatível para a tua AE, consulta o artigo: COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PARA A LISTA PARA A AE?


Ideias são mais importantes do que pessoas


Por mais duro que possa ser, tu não és importante. Nem tu, nem nenhum dos membros da tua lista ou da outra lista. O importante são as vossas ideias, os problemas que identificam, as soluções que apresentam, o trabalho que demonstram e a forma como comunicam. Não é raro que as eleições para a Associação de Estudantes se transformem em concursos de popularidade. Não é raro que se promova o voto através de amizades, mas não deve ser isso que acontece. Não precisas de dizer quem são as pessoas que estão à frente da lista. Naturalmente, os alunos vão saber, mas esse não deve ser o vosso foco.

Se conseguires convencer os alunos de que o futuro da escola será melhor com a tua lista, poderás ter a certeza de que eles vão votar em ti. O voto é secreto, e no momento certo, os alunos sabem o que é o melhor.


Parcerias


Lembrem-se de que a dimensão do vosso projeto pode ser tão grande quanto as vossas parcerias. Quanto mais patrocinadores, apoios e parcerias estratégicas a tua lista tiver, mais fácil será concretizar tudo aquilo com que sonham. A IMPACT ACADEMY tem uma rede de AE’s do ensino secundário, com parcerias e programas estratégicos que podem elevar a tua AE a um outro patamar. Contacta-nos através de geral@impactacademy.pt, responderemos em menos de 2 dias.

Se quiseres saber como contactar patrocinadores, lê o nosso artigo: COMO CAPTAR PATROCÍNIOS PARA UMA LISTA PARA A AE?


Candidatura oficial


Depois de alinharem as ideias e definirem planos, estão prontos para entregar uma candidatura oficial à Associação de Estudantes. Não se esqueçam que se estão a candidatar para serem os representantes de todos os alunos da vossa escola.

Cada escola tem o seu processo, mas de forma geral, nos primeiros meses do ano letivo, são afixados regulamentos e os alunos devem dirigir-se à Direção da escola para se informarem e para levantarem os boletins de candidatura. Devem entregar os boletins de candidatura e o manifesto e esperar que a Direção reconheça a vossa lista, como lista candidata.

Depois da tua lista ser reconhecida, só têm de preparar a campanha e certificarem-se de que cada aluno da escola conhece as ideias e as propostas da vossa lista.

Sobre Nós

Iniciativas

Impact Hubs

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

Artigos

Entra em Contacto connosco!