Sobre Nós

Iniciativas

Impact Hubs

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

Artigos

Entra em Contacto connosco!

  • João Nuno Santos

Educação e Sonho - Dia Mundial do Sonho

Hoje, dia 25 de Setembro, celebra-se o Dia Mundial do Sonho. No âmbito desta data, a equipa Impact refletiu sobre a importância da Educação na concretização do sonho de cada um de nós, dos jovens como os nossos leitores, movidos pela ambição de alcançar coisas que ainda não foram conquistadas.

Como jovens (e naturalmente seres humanos menos experientes), muito nos é dito sobre como devemos sonhar, como devemos planear e perspetivar o nosso futuro, profissional e pessoalmente. Por vezes somos ensinados a não sonhar sequer, ou sonhar de uma forma “segura”,algo que é precisamente contra o conceito de sonhar. Os jovens, mais velhos ou mais novos, alimentam-se do sonho para continuar a progredir na vida, seja na escola, na universidade, no desporto e até no amor… Por muito que alguns lhes chamem de objetivos ou missões, estes são, em última instância, meros sonhos, apenas com mais estrutura e clareza. Quando estes se encontram inativos ou, ainda pior, mortos, toda a existência humana fica reduzida a um mero adiamento da morte, sendo a pessoa em causa um “cadáver adiado que procria”, como Fernando Pessoa descreve em “Mensagem”.

É precisamente por esta omnipresença do sonho nas vidas dos jovens, mas presente em todos os setores etários, que o sistema educacional deve procurar fomentar e, acima de tudo, guiar este sonho, para que este se possa materializar da melhor maneira possível.

Não confundam, no entanto, guiar o sonho com moldar o sonho! Infelizmente é isto que acontece muitas vezes, quando um mentor (pais, professores, familiares) tenta decidir pelo jovem qual o seu “sonho”, e qual o percurso que deve seguir. Obviamente, devem alertá-lo, caso as suas vontades e opções forem um obstáculo ao seu bem-estar e felicidade, mas sempre de uma forma na qual este possa tomar as decisões por si próprio, guiado e munido da experiência dos mais velhos que o querem ver feliz e concretizado. Não pretendo, de qualquer maneira, depreciar e criticar o papel dos pais e professores na vida de um jovem (que é provavelmente o mais delicado de todos), mas sim destacar ainda mais a sua importância no desenvolvimento do mesmo, e como o podem ajudar tanto ao deixarem-no sonhar, incentivando-o e apoiando-o nesta jornada.

Todo este processo de educação, nos anos formativos de qualquer pessoa, é na minha opinião, o fator determinante no futuro dos jovens, tendo um grande impacto na capacidade de superar a adversidade, nunca perdendo os objetivos – o Sonho – de vista. Somos todos, até a um certo nível, o produto do que nos rodeia, e, se esse ambiente for um ambiente sonhador e ambicioso temos tudo para crescer e prosperar, sendo que apenas o céu é o limite do Sonho.


Se quiseres conquistar o TEU sonho e finalmente desbloquear todo o teu potencial, contacta-nos e segue o site e redes sociais da Impact Academy para que juntos possamos SONHAR.