Sobre Nós

Iniciativas

Impact Hubs

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

Artigos

Entra em Contacto connosco!

  • João Nuno Santos

O Que é que uma Associação de Estudantes pode fazer?


Infelizmente, na maioria das escolas, os alunos esperam das Associações de Estudantes apenas o básico – 1 ou 2 torneios desportivos, algumas festas temáticas e um apoio mínimo ao aluno.

No entanto, de forma a prestares um serviço digno aos alunos, e, assim justificar a confiança deles ao votarem na tua lista, deves fazer muito mais que o básico. Por vezes, iniciativas como as que vamos abordar mais à frente, são simples de executar com a ajuda da Impact (descobre como podes pedir a nossa ajuda aqui), mas contribuem notoriamente para a felicidade e bem-estar dos alunos.

Vamos passar a enumerar e explicar as principais medidas e iniciativas que uma AE pode levar a cabo e sugerimos que sigas a maioria, tanto para ganhar a eleição, como para depois servir os alunos, caso sejas eleito:


PALESTRAS

Caso a tua escola tenha mínimas condições para reunir uma pequena plateia de alunos, as palestras (dos convidados da Impact ou outros que aches proveitosos para os alunos) são uma excelente forma de alargar a aprendizagem a um contexto diferente. A nossa lista de convidados (clica aqui para teres a ajuda da Impact na organização de palestras/concertos) dispõe de pessoas de diferentes passados, cada uma interessante à sua maneira, em várias áreas.


EVENTOS LÚDICOS

· Torneios desportivos – é normal as AE´s organizarem torneios de 1 ou mais modalidades, sendo estes uma boa oportunidade de diversão e aprendizagem para os alunos. Sugerimos que solicites a ajuda dos professores de E.Física da tua escola, e que marques os torneios em datas não coincidentes com testes (p.e. final dos períodos), para que seja mais fácil gerir as datas e para que participe o maior número de alunos possível.

· Torneios de gaming – atualmente uma grande parte do eleitorado escolar participa ativamente em algum tipo de jogo virtual (PC ou consolas), daí o interesse de sondar os jogos mais populares através das redes sociais (lê o nosso texto sobre como uma AE deve interagir nas redes sociais aqui) entre os alunos e realizar torneios dos mesmos. É uma excelente forma de criar atividades para todos, ao envolver alunos que possam não gostar de torneios desportivos e prefiram algo assim.

· Festas Temáticas/ Bailes – podes também organizar festas (dentro ou fora da escola) temáticas (p.e. Festa de Natal) com os alunos, ou até bailes de finalistas (9º e 12º anos), o que contribuirá para ganhar a confiança e satisfação dos alunos. Contacta-nos aqui (ou por email - impactacademy2019@gmail.com) para mais informações para organização de bailes

· Concertos – organizar concertos durante os intervalos é uma excelente forma de contribuir para a descompressão e relaxamento dos alunos entre aulas. Tens a oportunidade de dar uma voz a alunos da tua escola e artistas locais, dando-lhes uma plataforma e uma plateia, beneficiando assim todos os envolvidos. Podes ainda beneficiar da nossa lista de artistas, contactando-nos aqui.


INICIATIVAS PERMANENTES

· Sala da AE – deves procurar interagir diariamente com os alunos, daí a necessidade de fazer da sala da AE (caso tenhas uma) um centro de confiança para os alunos, um espaço onde eles podem tratar dos seus problemas e dar sugestões. Deves procurar manter a sala aberta todos os intervalos, se possível claro, porque apesar de poder parecer um esforço em vão, passados 2-3 meses vais colher os frutos de ter a sala sempre aberta - os alunos passarão a ver a sala como esse espaço familiar onde podem partilhar tudo com a AE.

· Rádio – caso a tua escola disponha deste equipamento, usar a rádio da escola para passar as músicas sugeridas para os alunos e transmitir notícias relacionadas com a AE (anunciar concertos, palestras, etc), do interesse dos alunos. É também uma boa forma de contribuir para o lazer e diversão dos alunos durante os intervalos.


MICROINICIATIVAS

Pequenas atividades durante o ano letivo, comemorativas da época – atividades de Natal, Páscoa; comemoração do Dia dos Namorados, e outros que possas inventar ou imaginar – dão relativamente pouco trabalho (1 dia ou 2 de pequenas preparações) e contribuem para o bom ambiente escolar. Se no último dia de cada período a Associação de Estudantes realizar alguns jogos tradicionais com pequenos prémios (p.e. chocolates no Natal), a escola e a AE serão vistas de uma forma mais leve e divertida por todos.


DECISÕES PARTILHADAS

Para além de todas estas potenciais iniciativas nas quais a Impact Academy te pode auxiliar (clica aqui para saber mais), é de grande importância também dar uma voz a todos os alunos e democratizar o espaço escolar. Como AE o teu trabalho principal é representar os alunos, para além de os agradar. Dessa forma, as decisões e vontades dos alunos deverão ser transmitidas e trabalhadas em conjunto com a direção da tua escola, para que eles tenham a melhor experiência possível e vejam as suas preces concretizadas. Serás assim a ponte entre os alunos e os órgãos superiores, que é, a nosso ver, a dinâmica mais importante no que toca ao sucesso dos alunos que representas.

Ficam aqui inúmeras sugestões de medidas e iniciativas que uma AE pode e deve tentar levar a cabo durante o seu mandato. Podes usar algumas como base para as tuas ideias de campanha, atraindo assim mais votos, ou usá-las depois ao longo do ano. Dá asas a tua imaginação e persegue ideias diferentes, para além das referidas, não te esqueças que essa perseguição e vontade se traduzem diretamente no bem-estar dos alunos. Se tiveres outras sugestões partilha-as connosco e junta-te á rede Impact aqui no nosso site e redes sociais.