• ImpactAcademy

PORQUE É QUE DEVES FORMAR UMA LISTA PARA A ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES?

O que é uma lista para a Associação de Estudantes?


A Associação de Estudantes (AE) é um grupo de alunos que representa todos os alunos de uma determinada escola. É obrigatório, por lei, que os alunos se possam associar. Se não costuma haver AE na tua escola, tu podes mudar isso.

Caso precises de apoio nessa matéria entra em contacto connosco, clicando aqui.

Para que exista uma Associação de Estudantes devem, primeiro, existir listas de candidatura à Associação de Estudantes. Geralmente, estas listas incluem 12 membros oficiais, mas este número depende do Regulamento definido pela escola e não te esqueças de que deve haver mais voluntários para colaborar. Não existe um número máximo de listas candidatas à AE.

Podes ler mais sobre como te candidatares no artigo: COMO TE PODES CANDIDATAR À AE DA TUA ESCOLA?


Como se elege a lista?


Todas as Associações de Estudantes, por respeito à democracia, são eleitas pelos estudantes, todos os alunos podem votar, independentemente do seu ano, curso, histórico disciplinar, etc.

As eleições para a Associação de Estudantes do ensino secundário são o primeiro ato democrático na vida de qualquer estudante, e por isso, deve ser encarado com a responsabilidade adequada.


Porque te deves candidatar?


Se achas que alguma coisa precisa de mudar na tua escola, se tens uma visão diferente para a educação e para a representação dos alunos ou se achas que é possível fazer melhor e criar diferentes dinâmicas dentro da escola, deves pensar em candidatar-te à AE.


Porque não te deves candidatar?


Tal como existem alguns motivos pelos quais te deves candidatar à AE, também existem outros motivos pelos quais não te deves candidatar.

Se vês nas listas de candidatura à AE uma oportunidade para ganhar dinheiro, então não te candidates. Os candidatos às listas da AE que tiram proveito próprio do dinheiro de patrocínios ou de angariação de fundos, estão a enganar os alunos e os patrocinadores, e estão a tirar recursos da educação e do associativismo!

Se vês nas listas de candidatura à AE uma oportunidade para “criar currículo”, então não te candidates. Não há problema nenhum em acrescentar ao currículo que participamos na AE da nossa escola, isso pode ser muito positivo, mas não te esqueças que esse não deve ser o principal motivo pelo qual te estás a candidatar. No fundo se não tens o espírito de missão necessário, não te candidates.


Quem te pode ajudar?


O teu projeto de candidatura deve ser o mais estruturado possível, para aumentares a probabilidade de venceres as eleições e, assim, poderes mudar o rumo da educação, ainda que de forma local. A IMPACT ACADEMY tem uma rede de AE’s e está disponível para te ajudar com estratégias, parcerias e colaboradores. Contacta-nos através de geral@impactacademy.pt, vamos responder-te em menos de 2 dias.

Em resumo, deves formar uma lista e candidatar-te à AE se acreditares que podes mudar algo, se vires uma oportunidade de fazer melhor do que alguma vez foi feito, e lembrando sempre que a campanha para a AE é um trabalho de dias ou de semanas, no máximo, e que o trabalho de uma AE é um trabalho de um ano letivo, e que marcará para sempre toda a comunidade escolar.

Se queres saber como melhorar o projeto da tua lista de candidatura, e deixar uma marca, para sempre, na tua escola, lê o nosso artigo: COMO FAZER UM PLANO PARA A ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES?

Sobre Nós

Iniciativas

Impact Hubs

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

Artigos

Entra em Contacto connosco!